sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Quem foi Dom Bosco
Nascido em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815, João Bosco foi educado pela mãe nos princípios da fé e da caridade. Aos 9 anos, teve seu primeiro sonho profético, a partir do qual começou a se dedicar à educação da juventude. Ainda menino, usava suas habilidades de mágica e brincadeiras para aproximar os outros garotos da oração e dos princípios evangélicos.
Foi ordenado sacerdote em 1841 e escolheu como lema para sua vida religiosa a fra...se: Da mihi animas cetera tolle (Gn 14,2 1) e iniciou seu apostolado junto aos jovens mais pobres. Defendia firmemente que era preciso “prevenir e não reprimir”, e nesta perspectiva iniciou para os meninos da Turim recém-ingressa na era da industrialização um espaço onde eles podiam aprender um ofício, aproximar-se da Palavra de Deus e brincar: o Oratório de Valdocco. Dom Bosco foi assim um dos primeiros a compreender que a criança e o adolescente precisavam ser educados, protegidos e incentivados a novas perspectivas de vida. Seu sistema preventivo era baseado no tripé: razão, religião e “amorevolezza” (amor educativo).
Mesmo nos momentos mais difíceis, mantinha e propagava sempre a esperança, baseada na ilimitada confiança em Maria Auxiliadora. A fé em Maria fundamenta também a Família Salesiana, o “amplo movimento em favor da juventude” iniciado por Dom Bosco. Ele mesmo fundou a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco – SDB); os Salesianos Cooperadores, ramo leigo formado por homens e mulheres; e, junto como Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas – FMA). Atualmente, 30 congregações, institutos e movimentos são oficialmente reconhecidos como pertencentes à Família Salesiana.
Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888, e seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália. Foi canonizado em 1º de abril de 1934.
Ver mais
 
Em todo o mundo
Iniciado na Itália do final século XIX, o carisma de Dom Bosco espalhou-se por todo o mundo e hoje está presente nos cinco continentes. Essa dimensão missionária é outro aspecto que está presente desde as origens da congregação: Dom Bosco acreditava que era preciso ir ao encontro dos jovens mais carentes, onde quer que estivessem. Com este espírito, celebrou o mandato missionário dos primeiros 10 salesianos que, em 11 de novembro de 1875, partiram da Itália pa...ra a Patagônia, na Argentina. A eles entregou o Crucifixo Missionário e a incumbência de zelar pelos jovens em uma nova fronteira.
Desde então, anualmente, é feito o envio missionário de Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores e jovens de ONGs salesianas, que partem de seus países de origem para desenvolver em outras nações o carisma salesiano. Esses missionários auxiliam os trabalhos realizados pela Família Salesiana, que hoje está presente em cerca de 130 países, com obras voltadas para a educação, a assistência e o desenvolvimento dos jovens e suas famílias.