quinta-feira, 29 de julho de 2010

CARTA DO REITOR MOR - PADRE RUA


Aos Irmãos Salesianos da Congregação


Roma, 31 janiero 2010

Solenidade de São João Bosco

Caríssimos Irmãos,
escrevo-lhes na solenidade litúrgica do nosso caro Pai, recordando aquele 31 de janeiro de 1888, dia em que, na morte de Dom Bosco, o Padre Rua tornou-se, de fato, o seu primeiro Sucessor.
Damos início, nesta ocasião, à celebração do centenário da morte do Padre Rua que, como sabemos, aconteceu em 6 de abril de 1910. Para favorecer o maior envolvimento de todos, desejo comunicar-lhes agora algumas iniciativas que acompanharão o centenário, referindo-me idealmente à carta de convocação da celebração, que lhes enviei em 24 de junho de 2009 e na qual projetei o itinerário espiritual e pastoral deste ano.
O nosso coração está cheio de gratidão a Deus pelo dom que Ele fez à nossa Congregação e à Família Salesiana na pessoa do Padre Rua. Seguindo fielmente os passos de Dom Bosco, ele tornou-se bem-aventurado; vivendo intensamente os inícios do carisma salesiano, garantiu-lhe a continuidade; assumindo generosamente a guia da Congregação, promoveu-lhe o desenvolvimento.


1. Conhecimento do Padre Rua

É tarefa nossa durante este ano conhecer e tornar conhecido o Padre Rua e, por meio da sua figura, saber ler e compreender uma parte da história da nossa Congregação. Descobrir as nossas raízes, fará de nós mais conscientes da nossa identidade e, portanto, mais capazes de descortino futuro.
Para o aprofundamento, todos poderão haurir em minha carta apresentada nos Atos do Conselho Geral número 405 intitulada "Sucessor de Dom Bosco: filho, discípulo, apostolo. Figura humana e espiritual do Beato Miguel Rua". Foi também publicada, e já traduzida em várias línguas, a "Vida do Padre Miguel Rua", escrita pelo P. Francis Desramaut. No final de outubro do ano passado deu-se em Turim o Encontro da Associação dos Cultores de História Salesiana sobre o Padre Rua; também será produzido um vídeo sobre "O Projeto Europa segundo o Padre Rua".
Como veem, não faltam subsídios para conhecer o Padre Rua. O conhecimento da história ajuda-nos a compreender o contexto em que ele viveu e a complexidade das situações, ilumina as escolhas feitas por ele, revela a sua inteligência viva, grandeza de espírito, coragem perspicaz. O maior conhecimento do Padre Rua suscitará em nós o amor por ele, e o amor nos levará à imitação; poderemos, então, propor-nos mais facilmente ser como ele "outro" Dom Bosco.

2. Datas significativas do ano centenário

Além de 31 de janeiro, data da abertura do centenário de morte do Padre Rua e início do seu serviço de autoridade como Reitor-Mor da Congregação e Sucessor de Dom Bosco, há outras datas que podem ser valorizadas ao longo do ano.
No primeiro período do ano, poder-se-á encontrar uma ocasião, em nível local e inspetorial, para apresentar a Estreia que nesse ano convida a imitarmos o Padre Rua no levar o evangelho aos jovens.
Poderemos recordar no dia 6 de abril a data da morte do Padre Rua, que se deu em Turim em 1910, reconstruindo também aqueles momentos vividos pelos irmãos e os discursos das suas exéquias.
Em 29 de julho, poderemos fazer memória da sua Ordenação presbiteral, acontecida na Capela de Sant'Ana em Caselle Torinese em 1860, há exatos 150 anos.
Em 29 de outubro, memória litúrgica do Beato Miguel Rua, recordaremos a sua beatificação, que se deu nesse mesmo dia de 1972, e poderemos reler a homilia feita por Paulo VI naquela ocasião.

3. Congresso internacional

Nos dias 29 a 31 de outubro de 2010 será realizado, no "Salesianum" da Casa Geral, o Congresso internacional convocado por mim sobre "O Padre Rua na história". Trata-se de um fato de Congregação, que contará com o envolvimento de estudiosos do mundo todo, salesianos e não salesianos. Outra vida do Padre Rua poderá ser escrita à luz das pesquisas e dos resultados do Congresso.
Convido todas as Inspetorias, Visitadorias e Delegações a enviarem a Roma para essa ocasião dois irmãos que possam participar do Congresso. A eles se pedirá que, ao retornarem à Inspetoria, animem os irmãos, apresentando a figura do Padre Rua. Poderia ser oportuna, por exemplo, a opção de enviar o Delegado Inspetorial de Formação e um Professor de estudos salesianos.
A participação seria mais fácil se os irmãos enviados para o Congresso pudessem compreender a língua italiana. Embora com tradução simultânea, as relações do Congresso serão, de fato, feitas e entregues por escrito em italiano.

4. Encontros inspetoriais

A conclusão do centenário será feita em novembro com a celebração de um Encontro em todas as Inspetorias, Visitadorias e Delegações sobre a figura do Padre Rua para os irmãos e a Família Salesiana. Os participantes do Congresso internacional poderão ser os seus animadores.
A fim de preparar o programa do Encontro inspetorial, eles poderão ter como referência as conferências do Congresso de Roma de 2010 e os Atos do Encontro de Turim de 2009 e, eventualmente, também à história inspetorial e regional que tivesse atinência com o Padre Rua. O Encontro inspetorial será um modo de manter viva e comunicar aos irmãos a atualidade da figura do Padre Rua.
Agradeço-lhes pela atenção que darão a estas sugestões e indicações. Não falta a cada um de vocês imaginação e criatividade para individualizar na vida pessoal, na comunidade e na Inspetoria os meios e os modos de melhor conhecer, amar, imitar o Padre Rua. Ele nos acompanhe durante este ano e nos ajude a viver a nossa vocação na fidelidade.


Cordialmente, no Senhor,

P. Pascual Chávez V., SDB
Reitor-Mor

Nenhum comentário:

Postar um comentário