quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CULTURA VOCACIONAL


PROMOVER UMA CULTURA VOCACIONAL:

AJUDAR OS JOVENS A CONSTRUIR O PRÓPRIO PROJETO

DE VIDA É A META PRINCIPAL DE TODA AÇÃO SALESIANA






Pe. Adessandro José Guimarães, SDB

Na atual conjuntura, tudo acontece muito rápido. Vivemos num frenesi assustador. Não conseguimos parar um instante para pensar nem para curtir a vida. O vaivém constante, a correria, o barulho ensurdecedor das grandes cidades, a rápida conexão com o mundo, a violência, o desemprego, somados à publicidade massacrante e ao bombardeio de informações, transformam profundamente o nosso mundo.
Vivemos em realidades cada dia mais diversificadas. Conhecemos pessoas cada vez mais complexas. Em contrapartida, sempre mais, vão surgindo novas oportunidades. Vai se tornando mais clara a grandeza do ser humano, capaz de criar, de transformar e de destruir o que foi criado.
A parcela mais atingida por tantas mudanças são os jovens. Ricos de valores e de dons, são “bodes expiatórios” da contemporaneidade. São vulneráveis, pois são curiosos. Têm sede de saber e um forte desejo de conquistar novos espaços. São desbravadores do mundo. São construtores do futuro.
É comum a expressão “os jovens são o nosso futuro”. Sempre a ouvimos e repetimos. Porém nem sempre temos consciência da seriedade dessa afirmação. Olhamos para os jovens como a solução para o nosso mundo. Nós os percebemos como os nossos sucessores na “gestão” desse planeta complicado. No entanto, eles já estão aí. Vivem esperançosos, cheios de expectativas e de novas ideias. São portadores de grande energia e de muita vontade de viver. São alegres e transformam o ambiente onde estão.
É necessário, porém, cuidar desses jovens. Muitas dúvidas pairam nos seus corações. Inúmeras possibilidades são avistadas. Vários caminhos lhes são apresentados. É grande o desafio de ajudá-los a perceber os dons com os quais foram agraciados por Deus e a tomar rumos que, de fato, respondam ao chamado de Deus. Fazê-los compreender a vida como vocação e assumi-la como missão é uma necessidade urgente.
À luz do Capítulo Geral 26 (CG 26), o Sistema Salesiano de Orientação Vocacional (SSOV) quer convocar todas as pessoas envolvidas na missão salesiana a criar uma cultura vocacional no ambiente em que se encontram.
A necessidade de convocar, aspecto importante trabalhado no CG 26, é muito mais do que fazer propaganda vocacional. Vai muito além de distribuir panfletos, de espalhar folders e cartazes sobre Dom Bosco e o seu carisma. É transformar todo o ambiente educativo em lugar vocacional, onde os jovens sintam o desejo de assumir a vida como chamado e de vivê-la como missão. A nossa ação pastoral deve fazê-los querer ser apóstolos entre os próprios companheiros e a assumir algum serviço eclesial e social (cf. CG 26, p. 54). Toda a nossa ação é, portanto, vocacional. Toda ela visa a contribuir para a construção de um projeto de vida.
O CG 26 aponta o testemunho dos salesianos como a principal e mais eficaz proposta vocacional aos jovens. Eles só desejarão ser salesianos se perceberem algo diferente de tudo o que já lhes é oferecido.
Uma espiritualidade consistente e um acompanhamento pessoal sistemático devem ser propostos aos jovens (cf. CG 26, p. 55). Devemos propor momentos criativos de espiritualidade juvenil. Encontros, acampamentos e retiros com temas vocacionais que podem ser organizados nas diversas presenças. Essas mais variadas iniciativas nos ajudarão a criar uma mentalidade vocacional que, por sua vez, influenciará todo o ambiente, tornando possível a chamada cultura vocacional.
Com essa reflexão, o SSOV quer incentivar e ajudar as comunidades a ser ambientes vocacionais e locais onde os jovens encontrem possibilidades de vivenciar uma profunda espiritualidade e de ser acompanhados pessoalmente. Desejamos, portanto, em toda a Inspetoria São João Bosco, promover uma cultura vocacional, fazendo com que o jovem se sinta amado e respeitado, e encontre espaço para um sério e maduro discernimento para, assim, construir o seu projeto de vida.

Pe. Adessandro José Guimarães, SDB
Delegado do Sistema Salesiano de Orientação Vocacional (SSOV)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário