quarta-feira, 29 de setembro de 2010

INCULTURAÇÃO NO CARISMA SALESIANO


A INCULTURAÇÃO DO CARISMA SALESIANO
20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

“DIFERENTES SIM, DESIGUAIS NÃO!”




O Brasil é um país negro, com cerca de 70% da população afro-brasileira. O Brasil tem o segundo contingente negro do planeta, só superado pela Nigéria. Não se pode pensar a história e o futuro do País sem a presença do negro e da negra.

É a comunidade negra que está em festa e nesta celebração indagamos as formas de enfrentar a mancha do racismo e do preconceito. Momento privilegiado de reflexão e, sobretudo de mudança de atitude!

Celebremos juntos com os/as afro-brasileiros/as, unidos/as às entidades negras, às ações positivas e à caminhada das comunidades negras do Brasil. Louvem, conosco, a Deus, com o canto, a dança e os instrumentos. Celebrem a história de cruz, de morte, de perseguição, de discriminações, mas também história de vida, de ressurreição. A vitória de Jesus sobre a morte ressoe nos tambores, como vitória.


Que Zumbi ajude-nos a tornar mais visível, mais ousado e mais atuante o nosso movimento de inculturação do carisma salesiano. São mais de 20 anos que não podem ser relegados ou esquecidos por mais que queiram!
Convido a ler, por causa do nosso “carisma” o artigo em anexo e ver o que estamos fazendo, de maneira, conjunta, como ISJB, em favor das juventudes negra.


“O Deus da vida e da história vai nos sustentar neste caminho, vai nos dar forças para continuar nossas lutas e vai alimentar nossas esperanças na certeza de que Ele escuta o clamor do pobre e o salva de todos os apertos, pois Ele não sossega enquanto não fizer justiça a seu povo (Sl 34,7; Eclo 35,23)”.

Pe. Jurandyr Azevedo Araujo,sdb(Assistente Eclesiastico dos CDBs na Inspetoria São João Bosco)







Nenhum comentário:

Postar um comentário