terça-feira, 12 de abril de 2011

AS VOCAÇÕES NA FAMÍLIA SALESIANA

Nas Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales, o artigo 5, é desafiante para nós, Salesianos de Dom Bosco (SDB): “De Dom Bosco origina-se vasto movimento de pessoas que de várias maneiras trabalham para a salvação da juventude. ...... Por vontade do Fundador TEMOS NELA PARTICULARES RESPONSABILIDADES: manter a unidade do espírito e estimular o diálogo e a colaboração fraterna PARA MÚTUO ENRIQUECIMENTO E MAIOR FECUNDIDADE APOSTÓLICA”.
A doutrina do Concílio Vaticano II sobre a vocação global de todos os batizados, esclarece que o convite que cada um recebe do Espírito Santo é para realizá-la pessoalmente, e cada um à seu modo. “Na Igreja, todos são chamados à santidade... É claro, pois, que todos os fiéis, de qualquer condição ou grau, são chamados à plenitude da vida cristã.” A santidade consiste no amor, no seguimento de Cristo. A santidade e o amor realizam-se no cumprimento de uma missão. “A vocação cristã é, por sua natureza, também vocação para o apostolado.” A vocação de cada um é histórico-concreta, assumir esta vocação global de modo concreto e pessoal, no aqui e agora da Igreja e do mundo.
Podemos santificar-nos, amar, servir, em diversas formas de vida: vida religiosa, vida laico-celibatária, vida laico-conjugal e familiar e por meios de diversos encargos e responsabilidades: o sacerdócio hierárquico, a vida familiar, profissional, social, política e diversos trabalhos que concernem às necessidades maiores da própria missão.
A Igreja está “intimamente solidária com o gênero humano e sua história” , o Espírito de Deus não cessa de suscitar pessoas e movimentos de ação correspondentes às novas necessidades. O plano de Deus no projeto do nosso Fundador é para responder às expectativas da juventude e das classes populares do seu tempo. Dom Bosco fundou os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora. Muitas outras forças apostólicas, com vocações específicas diversas, vivem do mesmo espírito e em comunhão entre si, continuam sua obra de educação e salvação. Continua ainda hoje uma verdadeira escola de santidade. “De Dom Bosco fundador, os sucessivos fundadores de novos grupos haurem inspiração e orientação, espiritualidade e metodologia pastoral.”
São 28 grupos que constituem hoje a FS. Ela é suscitada pelo Espírito Santo para o bem de todos e para cumprir a missão a ela confiada. “A Família Salesiana é um conjunto de batizados e consagrados que, com a originalidade do próprio dom, se colocam a serviço da missão da Igreja. Vivendo no coração da Igreja, a FS evidencia, na harmonia dos diferentes dons, a importância da missão, que dá tom e concretude a todo o patrimônio espiritual do Santo Fundador”.
Nas Inspetorias São João Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) (Inspetorias Madre Mazzarello e Nossa Senhora da Penha) temos oito grupos diversos, “instituídos e reconhecidos, partilham um verdadeiro parentesco espiritual e consangüinidade apostólica”: Voluntários com Dom Bosco e Voluntárias de Dom Bosco (leigos/as consagrados/as), Salesianos/as Cooperadores (leigos com promessa), FMA (duas Inspetorias), Associação de Maria Auxiliadora, Associações dos Ex-alunos/as de Dom Bosco e das FMA, Canção Nova, Associação Damas Salesianas (ADS) (leigas com promessa) e os Salesianos de Dom Bosco (SDB).
Muito bem se tem feito, existem riquezas de cada grupo que beneficia a todos, na doação de si e nos serviços comprometidos com as juventudes empobrecidas, na missão juvenil e popular.
Convidamos a todos os SDB e aos demais grupos da FS para conhecer e apreciar cada Grupo presente em nossas Inspetorias, cresçamos mais em nossas relações de família, acolhamos em nossas comunidades e/ou grupos quem nos procura e rezemos sempre por todos os Grupos e para que aumente todas as vocações. Que bom que na Família Salesiana há vocações para quem deseja participar dela e que estejamos sempre “unidos num só coração, para fazermos dez vezes mais”.

Pe. Jurandyr Azevedo Araujo
Delegado do SSAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário