domingo, 3 de agosto de 2014

BELO HORIZONTE, 31 de julho A 6 AGOSTO de 2014 - N. 780

ACONTECE NA ISJB  
bullet PROGRAMA ELETROBRÁS FURNAS GARANTE AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA UNIDADE SOCIAL
Para contribuir com a formação, informação e entretenimento dos adolescentes acolhidos na Casa Dom Bosco, foi apresentado, no ano passado, um projeto para o Programa Eletrobrás Furnas para a aquisição de cinco computadores 17” (monitor, CPU, caixa de som, mouse, teclado, licença do Windows), duas impressoras Hp Laserjet e dois Play Station 3 Super Slim 250 GB. O projeto foi aprovado, e os equipamentos, adquiridos. Eles permitirão que os adolescentes façam pesquisas e trabalhos escolares, tenham acesso às tecnologias da informação e ao entretenimento. Como houve um saldo no recurso, a Eletrobrás Furnas autorizou a compra de um notebook para ampliar o atendimento e monitorar o uso dos demais equipamentos. Leia mais no site da ISJB.
bullet PARÓQUIA ACOLHE CONSELHEIRO
Entre os dias 24 e 27 de julho, a paróquia salesiana do Santuário São João Bosco, em São João del-Rei - MG, recebeu a visita do conselheiro regional para a América do Sul, padre Natale Vitali. Ele conversou com salesianos e colaboradores, com a finalidade de auxiliá-los a viverem com mais profundidade o espírito salesiano. Na cidade, padre Natale conheceu o território da paróquia, capelas das comunidades, reuniu-se com membros do Conselho Pastoral Paroquial e conversou com os jovens. Houve também um encontro com o bispo diocesano, Dom Célio Goulart.
bulletPROJETO DE JOVENS DO CESAM É DESTAQUE NA MÍDIA
Os adolescentes do Cesam-ES têm sido destaque nos veículos de imprensa no Espírito Santo. Nesta semana, o projeto “Geração COM COM” foi tema de matéria na Rede Vitória, afilhada da Record. Contraponto o conceito recém-criado da “geração NEM NE,”, referência aos adolescentes que nem trabalham e nem estudam, os adolescentes criaram a “geração COM COM”, com emprego e com estudo. A matéria foi gravada no Laboratório de Informática e divulgou, além do projeto, as atividades do Cesam-ES. Acesse o blog Geração COM COM e leia a reprodução da matéria no site da Folha Vitória.
bullet“ARRAIÁ” SALESIANO DA AMIZADE
A Festa Julina 2014, promovida pelo Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campos dos Goytacazes-RJ, teve como tema “Arraiá salesiano da amizade” e como subtema “Os outros somos nós”. O objetivo foi celebrar o espírito salesiano da amizade e, principalmente, da solidariedade. O evento, realizado em 19 de julho, contou com a presença de aproximadamente 3 000 pessoas, entre pais, alunos e educadores. Toda a arrecadação do evento será revertida em projetos e obras sociais: 60% dela serão enviados para o Projeto Mundial dos Salesianos e 40% serão destinados para o desenvolvimento projetos sociais locais.
bulletEVENTO REÚNE MAIS DE 400 FAMÍLIAS
Sorrisos, momentos de união e diversão marcaram o Dia da Família, realizado na manhã de 19 de julho, no Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória-ES. Pais, irmãos, avós, entre outros parentes dos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, participaram do evento. A programação contou com atividades de recreação, esportes, artesanato e reuniu aproximadamente 400 famílias. Adultos e crianças puderam brincar de estátua, pique-pega, confeccionar e soltar pipas, jogar futebol e até mesmo participar de uma aula de dança juntos. Leia mais no site da ISJB.
bullet JORNADA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCANDOS
No mês de agosto, o Cesam-GO dará continuidade à Jornada de Formação Continuada de Educadores e Educandos, tendo como linha de discussão a abordagem da realidade étnico-racial e sociocultural. O principal objetivo da formação é apresentar a cultura afro-brasileira e discutir a importância da implantação da Lei 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e seus parâmetros estabelecidos para os educadores e aprendizes a partir dos espaços de reflexão e debates. A formação será realizada no período de 2 a 9 de agosto.
 
 
 
POR DENTRO DO QUE ACONTECE  
bulletBOLETIM SALESIANO LANÇA CAMPANHA #DOMBOSCOEEU
O Boletim Salesiano inicia, em 31 de julho, em sua página do Facebook, a campanha #domboscoeeu. Seguindo a orientação do Conselho Editorial do BS, ela vai convidar as pessoas que acompanham a página do Boletim a, durante este mês de agosto, fazer uma selfie ou tirar uma foto com uma imagem de Dom Bosco e a compartilhar qual é a importância de Dom Bosco em suas vidas. É solicitado que os participantes utilizem a hastag #domboscoeeu. Assim, cada pessoa pode compartilhar as mensagens em sua própria página ou perfil, se preferir, podendo somar às outras ações feitas pelas inspetorias e unidades salesianas. Visite a página do Boletim Salesiano no Facebook.
bulletLANÇADO SITE OFICIAL DO ANO DO BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO
Em todo o mundo salesiano, multiplicam-se as iniciativas voltadas para o próximo dia 16 de agosto, data do início do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco. Uma dessas ações é o lançamento do site oficial do Ano Bicentenário, disponível, no idioma italiano, desde 24 de julho. No site, há informações sobre cada um dos eventos que serão realizados, calendários, dados sobre os chamados “lugares de Dom Bosco”, uma seção específica para jornalistas (sala de impressa), entre outros serviços. Mais informações no site da ISJB. Acesse o site oficial do Ano do Bicentenário.
bullet FESTA DA CULTURA ITALIANA HOMENAGEIA DOM BOSCO
Todos os anos a comunidade de Venda Nova do Imigrante-ES realiza a Serenata italiana. O evento faz parte da programação prévia em preparação para a Festa da Polenta, tradicional na cidade. Este ano uma “cozinha ambulante” foi a novidade para os turistas que participaram da festa. Na porta de entrada do evento a imagem de São João Bosco fez referência às diversas vocações salesianas que a cidade já ofertou à Congregação e prestou uma homenagem ao santo.
bulletGRUPO GERAÇÃO DE RELEVO TEM 12 NOVAS INTEGRANTES
Foi realizado, em 27 de julho, no Ginásio Anchieta, em Silvânia-GO, o I Encontro Vocacional de Geração de Relevo da Associação Damas Salesianas (ADS) de Silvânia. Com o objetivo de suscitar novas vocações para a ADS, o encontro mesclou momentos de oração intensa, trabalho, informação e brincadeiras, possibilitando a todas as jovens presentes a experiência do carisma salesiano. Ao final do encontro, 12 jovens disseram “sim” à experiência vocacional e começarão a participar do Grupo de Geração de Relevo no processo de formação e voluntariado social, para futuramente se tornarem damas salesianas.
 
 
AGENDA  
29 a 31 de julho: Vista do conselheiro regional para a América do Sul, padre Natale Vitali Forti. Local: Comunidade do Colégio Salesiano de Belo Horizonte-MG e Obras.
31 de julho: Santo Inácio de Loyola, presbítero, memória.
1º de agosto: Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, memória.
1º e 2 de agosto: Vista do conselheiro regional para a América do Sul, padre Natale Vitali Forti. Local: Casa Dom Bosco, Belo Horizonte-MG.
2 de agosto: Bem-aventurado Augusto Czartoryski, presbítero, memória facultativa.
4 de agosto: São João Maria Vianney, presbítero, memória. Dia do Padre
4 de agosto: Comitê da Qualidade. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
5 de agosto: Aniversário de fundação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
5 de agosto: DEPS. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
6 de agosto: Transfiguração do Senhor, festa.
6 e 7 de agosto: Conselho Inspetorial. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
7 a 9 de agosto: Vista do conselheiro regional para a América do Sul, padre Natale Vitali Forti. Local: Comunidade de Pará de Minas-MG.
 
Aniversários 
1º de agosto: P José Justino Torga Rodrigues
5 de agosto: P José Pedro Romualdo Gomes Diogo
7 de agosto: P José Gonçalves dos Reis
 
Acontece BH
 


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário