quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EDUCADORES APRESENTAM ARTIGO EM CONGRESSO
O Centro Juvenil São Pedro e o Instituto Dom Bosco, em Campos dos Goytacazes-RJ, por meio da gerente socioeducativa pastoral Beatriz Pereira e do professor de Filosofia, Marcelo Inácio, apresentaram, no II Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades, o artigo: "À margem da linha: da produção do espaço criminalizado ao debate sobre o direito à cidade", no dia 04 de agosto. O congresso foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória-ES. A publicação quer dar voz aos moradores da Comunidade da Margem da Linha, entre outros objetivos.

bullet PRIMEIRA ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE
No dia 03 de agosto foi realizada na Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei, a segunda parte da Primeira Assembleia Diocesana da Juventude da cidade. A primeira parte ocorreu em março. Com a presença de 65 jovens, houve maior comprometimento de paróquias, segmentos e comunidades com o Setor Juventude Diocesano. O bispo local, Dom Célio Goulart, celebrou missa com os jovens e se fez presente como o primeiro interessado pela evangelização dos jovens da sua diocese.
bullet CONSELHEIRO VISITA COLÉGIO E UNIDADES SOCIAIS
Nos dias 30 de julho e 1º de agosto, o Conselheiro Regional para a América do Sul, Padre Natale Vitali, visitou unidades salesianas de Belo Horizonte-MG. No dia 30, ele esteve no Colégio Salesiano, onde, em encontro com a diretoria e a equipe técnica, falou sobre a importância do sistema educacional voltado para formação do cidadão, da identidade salesiana, da evangelização e da qualidade da educação. No dia 1º, foram as unidades de acolhimento institucional Centro de Passagem e Casa Dom Bosco que receberam sua visita. Ele conheceu as dependências das casas, a proposta metodológica, almoçou e conversou com os adolescentes acolhidos e colaboradores. Ressaltou que esse trabalho desenvolvido resgata e reforça a missão de Dom Bosco.
bullet MOSTRA CULTURAL DO ECA
O Cesam-DF, em celebração aos 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizou entre os dias 21 de julho e 1º de agosto a Mostra Cultural do ECA. Foram promovidas diversas ações com os adolescentes e jovens da unidade. Do dia 21 a 25 de julho, com teatro, música e vídeo, os educadores promoveram formações sobre: drogas, trabalho infantil e exploração sexual. De 28 a 1º os aprendizes participaram de oficinas e produziram músicas, textos e pinturas retratando a temática.
bullet CONVERSA COM O PREFEITO
No dia 31 de julho, no auditório do Cesam-ES, mais de duzentos aprendizes participaram da "Conversa com o Prefeito". No encontro, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, respondeu às perguntas feitas pelos jovens sobre como é o trabalho do governante de uma capital, seu dia a dia, suas atribuições e como ele está planejando a cidade para o futuro. Luciano apresentou alguns projetos para a cidade e dialogou com os adolescentes contando um pouco de sua história de vida, lembrando-se do tempo em que era estudante. A atividade foi fruto de uma parceria entre o Cesam-ES e Banco do Brasil.
bullet CERIMÔNIA ABRE OLIMPÍADAS DE COLÉGIO
No dia 26 de julho foi realizada a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Colégio Salesiano Rocha Miranda, no Rio de Janeiro-RJ. O evento contou com a participação de alunos, educadores, responsáveis e convidados, valorizando, por meio do esporte, a proposta de educação e cidadania. Os jogos acontecem durante a semana, após o horário de aulas, permitindo que todos os alunos possam participar.
bullet ARRAIÁ DE DOM BOSCO E MOSTRA CULTURAL
O Cesam-MG realizou no dia 19 de junho, o Arraiá de Dom Bosco. A festa reuniu mais de 1000 participantes entre familiares, adolescentes, salesianos, jovens, ex-Cesam e educadores. O evento contou com momento de espiritualidade, apresentações dos jovens, brincadeiras, show sertanejo, além da Mostra Cultural 2014 e do concurso de redação Escritores para Vida, que apresentou a turma de aprendizagem 35 como a vencedora.
bullet UNIDADE TEM VAGAS ABERTAS PARA CURSO DE ARTES
O Centro Juvenil Salesiano Dom Bo sc o, em Palmas-TO, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, está com 340 vagas abertas para cursos de artes, nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais. O período de matrícula vai até o dia 08 de agosto. No primeiro semestre de 2014, a unidade ofereceu 540 vagas para os cursos de iniciação às artes. Desde o início de 2013, a unidade é parceira da Fundação e já permitiu a milhares de alunos a participação nas aulas de iniciação às artes.
bullet CAMPANHA PROMOVIDA POR COLÉGIO ARRECADA 1300 PEÇAS DE FRIO
A campanha "Salê + Você vencendo o Frio", promovida pela equipe de pastoral do Instituto São José, em Resende-RJ arrecadou 1300 peças, entre agasalhos, calças e cobertores. Durante quarenta dias, entre junho e julho, alunos, pais e educadores depositaram doações no "Agasalhômetro", que teve sua "temperatura máxima" superada. Todo o material arrecadado foi dividido e doado para três instituições da cidade: Projeto Emaús, Quilombo da Paz e Centro Cultural e Educativo Esperança do Futuro (CCEEF).
bullet PROJETO PRAIAS DE VITÓRIA
Uma pesquisa desenvolvida por alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana revela que as areias das praias de Vitória-ES apresentam níveis alarmantes de contaminação fecal, que pode oferecer risco aos banhistas e frequentadores. Desde 2013, um grupo de pesquisa da Instituição trabalha no projeto “Praias de Vitória”.  Resultados parciais apontam que 60% das amostras analisadas estão contaminadas acima do permitido pela legislação nacional e internacional. A Prefeitura da cidade já demonstrou interesse em estabelecer uma parceria para ampliar o alcance do projeto.
 
 
POR DENTRO DO QUE ACONTECE  
bulletMÊS VOCACIONAL
Há 30 anos a Igreja no Brasil comemora, em agosto, o Mês Vocacional. A proposta é intensificar com orações, atividades e gestos a realidade vocacio nal, construindo, assim, uma sólida cultura vocacional. Este ano, o Mês Vocacional tem como tema “Vocações para uma grande missão” e lema “Ide e anunciai” (Mt 11, 4b).
bullet 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DO MARCO REGULATÓRIO
É realizado neste dia 07 de agosto, na Faculdade Batista, em Belo Horizonte-MG o 1º Seminário Estadual do Marco Regulatório – Contratualização, com o objetivo de iniciar os estudos sobre as novas regras que irão regulamentar a parceria entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e o Governo. Serão promovidos debates sobre o processo participativo para elaboração das normas de regulamentação que contemplam os municípios do estado de Minas Gerais. A Inspetoria São João Bosco é uma das apoiadoras do encontro.
 
bullet CNBB REALIZA DEBATE COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizará no dia 16 de setembro, das 21h30 às 23h30, um debate com os candidatos à presidência da república, que será transmitido ao vivo pela TV Aparecida e demais emissoras de TV e Rádio de inspiração católica, al ém de portais ligados a esses veículos. Foram convidados e confirmaram presença no encontro os candidatos Aécio Neves, do PSDB; Dilma Roussef, do PT; Eduardo Campos, do PSB; Eduardo Jorge, do PV; Eymael, do PSDC; Luciana Genro, do PSOL; e pastor Everaldo, do PSC.
 
AGENDA
6 e 7 de agosto: Conselho Inspetorial. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
7 a 9 de agosto: Vista do conselheiro regional para a América do Sul, padre Natale Vitali. Local: Comunidade de Pará de Minas-MG.
8 de agosto: Gestão à vista. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
9 e 10 de agosto: Convivência Vocacional-MG. Local: Pará de Minas-MG.
10 de agosto: Dia dos Pais.
14 de agosto: Comissão de Inculturação. Local: Centro Inspetorial, Belo Horizonte-MG.
Aniversários
<b>7 de agosto: P José Gonçalves dos Reis
9 de agosto: P Guilherme Artur Lacerda Assis
10 de agosto: S Lucimar de Freitas
14 de agosto: P Emídio Soares da Costa
15 de agosto: P Fabiano da Silva Ribeiro
 
Acontece BH
 



    O Novo é instantâneo.
    10 Mega + Wi-Fi grátis por apenas R$ 59,90/mês no NET COMBO HD. Assine já 3003 3448.




    {0}
    Favorito
    {0}
    Favorito
    {2}
     {0}
     
       

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário