segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FAMÍLIA SALESIANA


Dom Bosco foi inserida nos acontecimentos de seu tempo com a força de um santo e com as ferramentas adequadas de um fundador. A ele foi dado oficialmente pelo papa o título de Pai e Mestre da Juventude, para fazer novos.

Porque psicológico, espiritual, a vida organizacional e suas atividades. O sentimento religioso do povo que alega, então, a padroeira em muitas áreas da vida quotidiana.

Sua santidade hoje continua a ser uma grande família espiritual, que tem muitos grupos que são reconhecidos em sua mente e espalhando a sua espiritualidade.

Hoje, conhecer e apreciar Dom Bosco também significa conhecer e apreciar o trabalho que ele fundou e Desenvolvimento, de Don Bosco, que teve, se espalhando pelo mundo em pouco mais de um século.
Esse movimento "de religiosos e seculares, masculinos e femininos, que se refere ao carisma de Dom Bosco, é chamado FAMÍLIA SALESIANA.

É levado para a Igreja e tem, como dizia Paulo VI, onde há uma igreja generalizada ... É o tamanho da Igreja, e traz uma contribuição de exemplos e obras incalculavelmente precioso "(Paulo VI, 3 de novembro de 1975, a Audiência Família Salesiana).
Hoje, os grupos que constituem a Família Salesiana, reconhecida ou ser reconhecido oficialmente, são 24 (incluindo os institutos religiosos, seculares, eclesiásticas e civis associações). Destes três foram baseadas diretamente de Dom Bosco: Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores.

A Família Salesiana nasce (e cresceu) de caridade e zelo pastoral de Dom Bosco a serviço dos jovens e das classes trabalhadoras, em obediência a três crenças:
- A salvação dos jovens na necessidade requer muitos trabalhadores, qualidade e capacidade diversas e complementares.
- Esses trabalhadores "pode ser encontrado em toda parte, em todos os níveis da sociedade, em cada tipo de situação da Igreja.
- Esses trabalhadores ", para ser eficiente e eficaz, deve estar unida para compartilhar o mesmo ideal, método de trabalho para ajudar uns aos outros.

Cada grupo, mantendo a sua autonomia, o reconhecimento como um centro de unidade do todo Salesiana Família, o Reitor-Mor dos Salesianos do sucessor de Dom Bosco, que também é o garante da fidelidade de cada grupo ao carisma original do Fundador.




Os critérios para a adesão da Família Salesiana são:

- A vocação do salesiano: o impulso vem do Espírito Santo. Quem sabe adere ao responder a uma vocação específica.

- Participação na missão salesiana para os jovens e populares, diretamente ou formas indirectas de apoio.

- Partilhar o espírito e método de ensino e Salésio pastoral, o espírito salesiano que "informa" todos os grupos é único e tem o seu estilo de vida modelo original de Valdocco, onde ópera Don Bosco.

- O Evangelho da vida, de acordo com o espírito salesiano que se esforça para viver cada um em sua própria situação (religiosa e secular), os evangélicos, na caridade pastoral e zelo pelas almas.

Característica - A Fraternidade activo no espírito de família, evidente e indispensável de cada salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário