segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ESTRÉIA 2010


Apresentação de Estréia 2010





"Realmente não há nada mais belo do que encontrar e comunicar Cristo a todos."



Para marcar o centenário da morte de Dom Miguel Rua, Dom Bosco e fiel ao seu carisma, gostaria de convidar toda a Família Salesiana de agir como um verdadeiro movimento de discípulos e apóstolos de Jesus e se envolver na evangelização da juventude.

O compromisso com a evangelização é fruto e conseqüência da identidade do discípulo do Senhor Jesus, segui-lo, torna-se seu fervoroso missionário. Por isso, queremos ter o desafio de ajudar os jovens a "olhar para o outro e não apenas com os olhos e os seus sentimentos, mas a partir da perspectiva de Jesus Cristo."

A Estréia 2010 baseia-se no Ano Paulino que acabou e do Sínodo sobre a Palavra, durante a qual eu fiz um discurso sobre a passagem de Lucas dos discípulos de Emaús, visto como um modelo para os conteúdos e métodos de evangelização da juventude.

"Senhor, queremos ver Jesus"
Em imitação de Dom Rua, como autênticos discípulos e apóstolos fiéis podemos levar o Evangelho aos jovens. Já muitos grupos da Família Salesiana estão em sintonia com este compromisso. Como exemplo, marca dois passos dos Capítulos Gerais da SDB e FMA.

O XXVI Capítulo Geral dos Salesianos está consciente da urgência da evangelização e da centralidade da proposta de Jesus Cristo: "Sentimos a urgência da evangelização, como a nossa principal missão, consciente de que os jovens se sentem com direito de anunciar a pessoa de Jesus como fonte de vida e promessa de felicidade no tempo e na eternidade". A nossa tarefa "fundamental é, portanto, a propor que todo mundo gosta de existência humana como Jesus viveu [...] deve ser a mensagem central de Jesus Cristo e seu Evangelho, juntamente com um apelo à conversão, todos os 'acolhimento e integração de fé na Igreja e, de lá, em seguida, vêm os caminhos da fé e da catequese, da vida litúrgica, o testemunho da caridade".

O XXII Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, reconhece que é o amor de Deus que nos impulsiona, "O Cenáculo, o lugar onde os apóstolos estavam todos juntos, não é uma morada permanente, mas uma base de lançamento. O Espírito transforma de homens temerosos de que os missionários ardente, cheio de coragem, de trazer os caminhos do mundo a boa nova de Jesus ressuscitado. O amor leva ao êxodo e deixar-se para as novas fronteiras para si próprio como um dom: o amor cresce através do amor. Maria, que ensina a sala de cima para abrir as portas, foi a primeira a viver l "experiência de êxodo e viajar. A primeira evangelizada tornar a primeira evangelização. Trazer Jesus para os outros, ela oferece seus serviços, traz alegria, a experiência do amor".


Sugestões para a implementação de Parcelas

Aqui estão algumas medidas úteis para garantir que os grupos da Família Salesiana, trabalhando em conjunto para levar o Evangelho aos jovens. Esta é a proposta de grupos individuais, mas também para os locais de aconselhamento e Provincial da Família Salesiana.

1. Aprofundamento em consultivo provincial e local, com reflexo disso, repensar a pastoral, para que eles façam escolhas sobre a centralidade da proposta de Jesus Cristo, o testemunho pessoal e comunitário, a contribuição da educação mútua e de evangelização, l a atenção para a diversidade de contextos, a participação das famílias.

2. Navegue pela assessoria local e provincial, a partir da "Carta da Missão da Família Salesiana", como fazer todas as experiências de evangelização da juventude.

3. Em particular, acionar a colaboração com a Família Salesiana, a nível provincial e local, para realizar a missão da juventude, como forma de actualização do anúncio e da catequese, pela participação dos jovens como evangelizar os seus pares.

4. Explorar as exortações apostólicas, no final dos sínodos continentais, para identificar as prioridades e formas específicas de seu contexto, para a evangelização da juventude. No caso da América Latina, a aderir à "missão continental" planejado pela Assembléia dos Bispos, realizado em Aparecida, no caso da Região de África e Madagáscar, siga as instruções do próximo Sínodo dos Bispos.




Pe. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor
Roma, 02 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário