terça-feira, 11 de maio de 2010

Romaria da Família Salesiana do Sul


(ANS – Cidade do México) – A Família Salesiana das Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, da Cidade do México, realizou a sua tradicional peregrinação à Basílica da Virgem de Guadalupe: na ocasião, 120 jovens das obras salesianas fizeram a promessa do coroinha.

A Família Salesiana da Inspetoria do México-México (MEM), quarta-feira, 5 de maio, reuniu-se na peregrinação anual à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, à Qual é dedicada a mesma Inspetoria. Coordenador da iniciativa foi o P. Jorge Gustavo de la Mora Esquivel SDB, Delegado inspetorial para a Família Salesiana.

Após reunir-se na Glorieta de Peralvillo, os grupos da Família Salesiana do México Sul, guiados pelo P. Miguel Agustín Aguilar Medina, Inspetor, e pela Ir. Beatriz Muñóz, Inspetora das FMA, partiram em romaria nas primeiras horas da manhã: o cortejo, composto de religiosos, leigos, jovens e crianças, vindos de Alborada, Mérida, Yucatán, Morelia e Queretaro, perfizeram a caminhada até à grande Basílica expressando a confiança em Maria com cantos, música, reza do terço e danças tradicionais.

Chegando à grande praça da Basílica, os romeiros foram recepcionados por dois jovens que os prepararam para a Concelebração da Eucaristia, presidida pelo P. Aguilar Medina. O Inspetor, evocando a imagem da Videira apresentada no Evangelho, exortou peregrinos a viver o espírito de família próprio do carisma salesiano e a seguir Jesus, como fez Dom Bosco, servindo à juventude.

Durante a celebração foi relembrada a emergência sanitária vivida pelo México há dois anos, devida ao vírus AH1N1 – que provocou um colapso na economia mexicana e gerou desemprego e aumento de pobreza – e nessa intenção foi elevada uma oração especial pelos mais necessitados.

Dentro da Peregrinação perto de 120 adolescentes e crianças – coroinhas nas igrejas, paróquias, institutos e oratórios das obras salesianas – renovaram perante o Inspetor o próprio empenho por servir Jesus Cristo e imitar a fidelidade de s. Domingos Sávio. A iniciativa se deve ao empenho da equipe de Pastoral juvenil salesiana e do P. Paulo Armando Morales Gutiérrez, responsável pela Dimensão Vocacional da MEM.

Publicado em 11/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário