terça-feira, 13 de julho de 2010

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DAS VDB


“Com o coração de Cristo no coração do mundo” foi o tema do V Congresso latino-americano das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), celebrado de 1° a 4 de julho, na “Villa Marista”, localidade a 37 km da capital peruana, Lima.
Cerca de 200 os participantes do congresso desse instituto secular feminino fundado há 93 anos pelo Beato P. Filipe Rinaldi, III Sucessor de Dom Bosco, do Centro e do Sul da América. Entre os presentes também uns trinta salesianos – assistentes espirituais das VDB. Presentes à abertura do congresso também o P. Vicente Santilli e a Ir. Matilde Nevares, respectivamente superiores dos SDB e das FMA, no Peru.
A Responsável Maior das VDB, Olga Križovà, abriu os trabalhos evidenciando a importância da vocação secular na Igreja como serviço silencioso e eficaz. Apoiou os trabalhos do encontro a contribuição das duas Conselheiras mundiais María Rosário M. e Judith A.
Os assistentes salesianos chegaram ao congresso oportunamente preparados, graças ao trabalho desenvolvido por internete pelo P. Carlos Longo, assistente regional para a Bolívia, o Equador e o Peru. Completaram as exposições e os trabalhos de grupo “Os testemunhos” de algumas VDB recolhidos em fascículo previamente preparado, em que se raconta como as voluntárias vivem a própria consagração e missão, nos lugares mais variados dentro da realidade latino-americana.
O V Congresso de Lima se segue ao celebrado no ano passado na Europa. As Voluntárias de Dom Bosco farão o de 2011 na Região África-Madagascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário