segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LEIGOS CONSAGRADOS, NO MUNDO COM O CORAÇÃO DE CRISTO



Os Institutos Seculares nascem na Igreja, oficialmente com a promulgação da Constituição Apostólica PROVIDA MATER ECCLESIA, no dia 02 de fevereiro de 1947, do Papa Pio XII. Pio XII, reconhece nos Institutos Seculares um apelo do Espírito Santo para um novo estilo de consagração, estilo este que não tira do mundo os seus membros, mas os faz permanecerem no mundo para evangelizar o próprio mundo.
Formados por homens e mulheres, os Institutos Seculares querem ser sinais do Amor de Deus para a humanidade. Seus membros, imersos no mundo , trabalhando, contribuindo com uma sociedade justa e solidária, dão ênfase ao apelo de Jesus no Evangelho de João (Conf. 17, 15-18): Eu não peço que os tireis do mundo, mas “ que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo.” Neste convite vocacional do próprio Jesus, os leigos e leigas consagrados/as, sentem o forte desejo de evangelizar o mundo a partir de dentro (Conf. Cânon 710), ou seja, sem precisar fazer diferença entre os fieis.
Em 1970, o Papa Paulo VI falando aos leigos consagrados, expressou sua frase final, convidando os consagrados a estarem no mundo, mas não sendo do mundo, porém amando o mundo:” Pertenceis à Igreja a título especial , o vosso título de seculares consagrados.”
Para que a vocação do leigo consagrado se concretize, o mesmo professa os votos de pobreza, castidade e obediência. A profissão dos votos faz do consagrado um ser comprometido com a causa do evangelho. Esta consagração o impulsiona a ser sal e luz no mundo, ser o fermento na massa. Discreto, mas que tem sua importância.
A vida do leigo consagrado é revestida de uma prudente reserva. Não vivem em comunidades, não usam hábitos ou outro símbolo que represente a vida religiosa. Alguns vivem sozinhos ou com suas famílias, pois para o leigo consagrado, a voz, o habito, a aparência externa é expressa no seu modo de ser diferente no mundo. É a vida que transforma vidas.
Em nossa Inspetoria, com grande alegria e entusiasmo, possuímos o Instituto Secular dos Voluntários com Dom Bosco e as Voluntárias de Dom Bosco. Ambos, formados por homens e mulheres, comprometidos com o Evangelho e com o carisma de Dom Bosco: ser presença e testemunha do Amor de Deus aos jovens. Também, como carisma próprio dos leigos consagrados, os leigos salesianos assumem a vocação de serem sal e luz no mundo, fazendo a diferença nos diversos setores profissionais e pastorais.
Neste mês, no qual a Igreja reza pelas vocações, vamos lembrar destes nossos irmãos e irmãs, que estão por aí, espalhados nos diversos setores profissionais e apostólicos,dando testemunho do amor bondoso de Jesus Cristo






Um comentário: