terça-feira, 27 de março de 2012

CIRCULAR DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS INSTITUTOS SECULARES 2012


Curitiba, 25 de março de 2012.

Queridos (as) irmãos e irmãs dos Institutos Seculares.

Que a saúde se difunda sobre a terra”. (cf. Eclo 38,8)

Esse lema que ecoa em nossas Igrejas é um clamor pela saúde, que não temos condições de cuidar conforme nos garante a lei e temos que exigir como condição de cidadania. Que este compromisso da Igreja com nosso povo, especialmente os mais pobres, continue provocando mudanças e levantando questionamentos sobre o que vem sendo feito do dinheiro dos impostos que pagamos.
Nós temos compromisso com as mudanças, para que a sociedade venha a ser de acordo com o Evangelho, e temos que fazer essa campanha ir além da Quaresma. Este é o “momento favorável” para aprender tudo o que pudermos, e colocar em prática ao longo da vida e em todos os nossos lugares de missão.
A Páscoa já bate à nossa porta, lembrando que a dor, a doença e a morte são suplantadas pela Vida. A Páscoa aviva nossa lembrança que o pecado foi pregado na cruz de Jesus, que o carregou por nós e cancelou a dívida que tínhamos. Aleluia! Somos readmitidos (as) como filhos e filhas, purificados (as) pelo sangue do Filho.
Jesus, além de nos redimir, nos chamou para seguir seus passos mais de perto, por um chamado especial, que nos coloca dentro do coração da Igreja, para trabalhar pela santificação nossa, da Igreja e do mundo. Este ato estupendo de amor do Senhor para conosco deve suscitar em nós gratidão e ação de graças.
Na liturgia da Missa respondemos que dar graças “é nosso dever e nossa salvação”, portanto, agradecer é a resposta de amor que podemos dar ao Amor. Não satisfeito de nos chamar à vida, deu sua vida por nós, nos tornou filhos (as) de Deus pelo Batismo e nos chamou à pertença total e exclusiva a Ele pela consagração. Quanto amor!
Pertencemos a Cristo e aos que pertencem a Cristo: a Igreja. Esta pertença faz nossa vida desapegada de nós e voltada para Aquele que nos chamou e para todos aqueles que Ele ama.

Nosso amor expressa-se pela forma como acolhemos em nosso coração as necessidades do mundo e da Igreja. Temos agora um pedido bem específico: rezar pelas vocações, especialmente no IV Domingo da Páscoa. Compartilho com vocês parte da carta encaminhada pela “Congregazione per l’Educazione Cattolica – Pontificia Opera per il Vocazioni Sacerdotali”:
Os objetivos do Dia Mundial de Oração pelas Vocações continuam os mesmos estabelecidos e ilustrados pelas Mensagens Pontifícias anualmente dirigidas a toda a Igreja. Esse dia constitui um testemunho público da comunidade em oração para obedecer ao pedido do Senhor: ‘Rogai ao Senhor da messe, para que mande operários para a sua messe’ (Mt 9,38; Lc 10,2); representa o momento forte de uma oração que jamais se interrompe; reafirma o primado da fé e da graça no que diz respeito às vocações consagradas.


Embora manifestando apreço por todas as vocações, por ocasião deste Dia Mundial, a Igreja entende concentrar a sua atenção, de modo especial, sobre as vocações consagradas: os ministérios ordenados (presbiterato e diaconato); a vida religiosa em todas as suas formas (masculina e feminina, contemplativa e apostólica); as sociedades de vida apostólica, os Institutos Seculares na variedade de suas funções e dos seus associados; a vida missionária no seu sentido estrito de missão ‘ad gentes’.
Estamos realmente gratos às Pessoas e Instituições que, depois do precedente Dia Mundial, tiveram a cortesia de enviar à Sé Apostólica relatórios e documentos relativos às experiências feitas nos diversos lugares. Além disso, estamos abertos para acolher qualquer sugestão no que respeita a divulgação da Mensagem do Santo Padre”.
Anexamos a Mensagem do Santo Padre, que merece ser refletida e rezada por nós.
Como podemos ver acima, neste ano os Institutos Seculares são citados explicitamente, o que não tem sido comum em documentos dessa natureza. Vamos agradecer, nos alegrar e rezar por todas as vocações conforme o apelo várias vezes repetido na Mensagem.
Como nos anos anteriores, solicitamos que os Institutos façam uma programação especial neste dia, seja compromisso em conjunto ou individual dos seus membros, e nos informem o que foi realizado para uma efetiva comunhão com toda a Igreja. Como se diz “custa pouco e vale muito”! Não deixe passar essa hora de graça e expresse o amor pela nossa Mãe Igreja.

Recordamos nossa III JORNADA Nacional dos Institutos Seculares, que será num sábado, dia 20 de outubro de 2012, em Aparecida. Já está confirmado o agendamento da Celebração Eucarística às 09h00, no dia 20.10.2012. Estamos recebendo sugestões para a programação! Em tempo enviaremos toda a programação do dia, que a pedido de participantes de nossa última Assembleia, terá duração maior que as anteriores.

Já encaminhamos por e-mail, o texto do Acordo Brasil Santa Sé, que é importante que conheçamos, pois ele traz confirmações importantes para nossos Institutos e para a vida da Igreja. O Acordo também tem implicações em nosso Estatuto da CNIS e deveremos coloca-lo novamente na pauta da próxima Assembleia, para outras adequações necessárias.
A CRB está realizando seminários para esclarecer os dispositivos do Acordo, e combinamos a participação dos Institutos Seculares nesses seminários, para que aproveitar o evento. Já informamos sobre as datas de São Paulo e Rio de Janeiro. Informe-se em sua região, se a CRB regional realizará o evento e inscreva-se. Pode ter consequências importantes para os Institutos!

Em nome da CNIS desejamos uma Páscoa santa e feliz! Que o Senhor que entregou sua vida por nós possa encontrar todas as nossas portas abertas e marcadas com o seu selo. Que nosso coração se firme cada vez mais na convicção de que somos filhos e filhas do Amor, para um Amor que vai além da mediocridade, para o infinito e para o que o nosso Senhor pedir.

Um grande e afetuoso abraço,
Helena Paludo - Presidente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário