segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HISTÓRIA DO INSTITUTO


Início da estrada


Nos anos 80, no coração de vários jovens em várias partes do mundo, é o desejo de uma consagração total ao Senhor, de acordo com o espírito salesiano, para experimentar o mundo na laicidade, o masculino.
É surpreendente que a consagração da vontade e da maneira secular ocorrer simultaneamente em vários grupos de jovens, mas ignorar o outro.

1993
De 15 a 29 de dezembro de 1993, em Roma, encontro com alguns jovens do Paraguai, Venezuela, Malta e Itália para comparar as suas experiências e estudar o 'fazer'. Ela começa a lançar as bases do que poderia ser um homem secular Salesiana.

1994
A descoberta, se é assim que você pode definir, chegou em 1994 foi oficialmente fundado o Voluntários com Dom Bosco (CDB).
De 12 a 18 de setembro de 1994, a Casa Geral realizada uma reunião durante a qual 7 jovens, dar a sua primeira profissão "graduados", como CDB. Determinante é a presença do Reitor Padre Viganò: toma forma emergente Instituto Secular. Aqueles que são atraídos até o momento são as Constituições "de forma experimental e sugerir diretrizes em que os vários membros e grupos do movimento.
O Reitor disse na ocasião: "Nós devemos ser descobridores do fundador, Dom Bosco, para a compreensão do Espírito Santo, para ver o que o Espírito Santo tem historicamente conjurado a esta iniciativa para o bem da Igreja".
On Setembro 12, 1994, Marian, é determinado como o dia da fundação. A experiência da CDB, entretanto, que aumenta o número de componentes, foi apresentada oficialmente ao número 355 da Família Salesiana Atos do Conselho Geral, o Conselho Geral.

1998 - Maio
Reconhecimento como uma "associação pública de fiéis leigos"
Data de importância fundamental é a de 24 de Maio de 1998. Arriva aprovação eclesiástica da CDB.
Por decreto do Arcebispo de Caracas, monsenhor Ignacio Velasco García, foi erguido em associação pública de fiéis leigos, são aprovadas as constituições e especifica que a Associação, sempre que possível, a forma jurídica do nascente Instituto Secular. Primeiro pároco, nomeado pelo Reitor, Don Conrad Bettiga.

1998 - Dezembro
1º Assembléia Internacional
Entre o final de dezembro de 1998 e início de janeiro de 1999, tem lugar em Roma a 1 Assembléia Internacional. Ele foi eleito chefe do Banco Central e ao Conselho Central. Os grupos são oficialmente listados e trabalho em pormenor a elaborar um plano de formação para os membros.
Aprovação das Constituições da associação e ajuda a entender a identidade, o espírito ea finalidade do nosso grupo.

2001 - Dezembro
2º Assembléia Internacional
Desde 29 de dezembro de 2001 a janeiro 5, 2002, 19 voluntários com Dom Bosco (CDB), de 9 países (El Salvador, Honduras, Itália, Coréia, Malta, Panamá, Paraguai, República Tcheca, Venezuela), representando cerca de 60 CDB espalhadas em 12 países ao redor do mundo encontraram-se no Salesianum "de Roma, por sua Assembléia Internacional II, durante o qual os participantes estavam envolvidos na reflexão sobre dois aspectos fundamentais de suas vidas como leigos consagrados: formação e estrutura de governança, tendo em vista a próxima etapa, que trará a associação pública de fiéis leigos para se tornar um Instituto Secular.
Durante a Assembléia foram eleitos o novo presidente da Central e do novo Conselho Central.
"Voluntários com Dom Bosco: Os profetas do futuro" é o slogan escolhido para o trabalho "Reunião para indicar claramente o espírito que cada CDB quer viver a sua" aventura "cristã: a ser anunciada no mundo, a Boa Nova, ao vivo, Salesiana com optimismo e uma testemunha de Cristo, sua vida diária, como o sal eo fermento, trabalhando para transformar o mundo, tornando-o melhor.

2005 - Dezembro
3º Assembléia Internacional
Desde 28 de dezembro de 2005 a janeiro 4, 2006 foi realizada 3 Assembléia Internacional dos Voluntários da CDB. "Há um só corpo e um Espírito", slogan que norteou o dia de trabalho. 22 voluntários e capelães 6, provenientes de 14 diferentes nações se comprometeram a concluir e aprovar o novo texto das Constituições Gerais e do projecto de formação.

2006 - Maio
Aprova uma nova Constituição

24 de maio de 2006, o Cardeal de Caracas, Sua Eminência Jorge Urosa Savino, emitiu a Bula de aprovação eclesiástica das Constituições.
Uma breve serão realizadas as etapas e procedimentos necessários para o reconhecimento da Associação de Voluntários com Dom Bosco, como um Instituto Secular.

4 comentários:

  1. Agrada-me conhecer os CDB. Mesmo com uma vastidão de grupos da FS se faz necessário que mais gente se junte para se empenhar na salvação dos jovens e sua santificação, pois "a messe é grande e são poucos os trabalhadores". Já estava na hora de um Instituto Secular Masculino. Um abraço a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  2. A FAMILIA SALESIANA É UM VASTO MOVIMETO QUE VEM LUTANDO COM O GRANDE EXEMPLO DE VIDA E CARIDADE DEIXADO PELO PAI E MESTRE DA JUVENTUDE.COMO DIZIA DOM BOSCO BASTA QUE SEJA JOVEMS PARA QUE EU VOS AME,O MOR ACIMA DE TUDO SEM O AMOR NADA SERIA. ONDE REINA AMOR FRATERNO AMOR DEUS AI ESTA.ONDE O AMOR QUE DOM BOSCO DEPOSITOU EM SEUS JOVENS PARA LUTAR E SEGUIR SEU EXMPLO DISSE NÃO É COM PACADA QUE EDUCAMOS OS NOSSOS JOVENS NOSSAS CRIANÇA MAIS SIM COM CARINHO E MANSIDÃO.E A CADA TEMPO ESTE AMOR PELOS JOVENS A FAMILIA SALESIANA CRESCE MAIS E MAIS PARA LEVAR O GRANDE AMOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUINDO O EXMPLO DEIXADO POR DOM BOSCO.DEIXO PARA TODOS VC ESTA CONVITE DEUS CHAMA A GENTE PARA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM SEU POVO. POR ISTO VEM ENTRA NA RODA COM AGENTE TAMBEM DOM BOSCO NOS ESPERA PARA LEVAR O MAOR DEIXADO POR ELE A NOSSOS JOVENS.

    ResponderExcluir
  3. Dia Nacional da Juventude
    No dia 24 de outubro, a Igreja Católica no Brasil comemora os 25 anos do Dia Nacional da Juventude. A data surgiu em 1985, no embalo do Ano Internacional da Juventude. Ao longo deste período, muitas coisas bonitas aconteceram e que nos motivam a comemorar. É por isso que o Dia Nacional da Juventude de 2010 tem por lema Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.
    Estamos em Jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude. Um caminho feito pelos/as próprios/as jovens, e amigos/as da juventude, em todos os cantos deste país. São 25 anos de razões para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, celebrar a fé, semear sinais do Reino! Estamos celebrando e fazendo memória dos DNJ’s. São 25 anos marcados por reflexões e debates profundos sobre os diversos aspectos da realidade da juventude, na busca por sua dignidade. Os temas e lemas de cada ano traduzem o olhar e os ouvidos sempre abertos para o contexto juvenil. Traduzem o desejo de vida e em abundância de uma pastoral orgânica a serviço da construção do Reino de Deus.
    São 25 anos de experiência de uma Igreja comprometida e apaixonada pelos jovens. E nesses anos pôde-se constatar uma juventude que doa sua vida na construção do Reino de Deus, ações concretas em prol da defesa dos direitos da juventude, importante reflexão e contribuição para as políticas públicas para a juventude no país, envolvimento maior dos jovens em suas comunidades e etc. O Jovem é o protagonista da sua história! Nesse jubileu, toda a Igreja renova seu compromisso de defesa da vida da juventude iniciando desde a formação cristã de nossos jovens a fim de que possam construir famílias felizes e realizadas a partir dos valores do Reino de Deus.
    É preciso assim, plantar e germinar mais sementes! Queremos saborear mais frutos do Reino! “A juventude reza. Ela não gosta de rezar do jeito dos adultos e também não quer mais rezar do jeito das crianças. Mas os jovens procuram a oração. Eles recorrem à oração diante de desafios a serem enfrentados. Rezam sem muitos formalismos e são ecléticos. Para a Igreja fica o desafio de auscultar caminhos para mexer com o coração dos jovens em sua prática religiosa. Já que eles gostam de rezar, cabe a nós ajudá-los a terem uma fé mais esclarecida, oferecendo-lhes espaço para o encontro com o divino” (Dom Canísio Klaus- bispo de Santa Cruz-RS).
    A humanidade deve muito ao espírito de luta da juventude. É este espírito que impede a humanidade de se acomodar. Sem ele a história teria tomado outros rumos. O movimento estudantil de 1968 tornou-se marca para a democracia. A juventude na rua foi decisiva para a volta das eleições diretas no Brasil. A sensibilidade para as causas ecológicas criaram ambiente favorável para a implementação de políticas de preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, o clamor contra o extermínio de jovens provocou a adoção de políticas de segurança pública e alertou para o abuso da violência contra os jovens, principalmente os negros e pobres. Com razão João Paulo II afirma que “os jovens não temem o sacrifício, mas, sim, uma vida sem sentido”.
    Enquanto saudamos a juventude por seu dia, formulamos votos de que as comemorações do Dia Nacional da Juventude (24 de outubro) motivem nossas lideranças a abrirem as portas das comunidades para que o jeito de rezar, lutar e fazer festa da juventude encontre acolhida no seio da Igreja
    O DNJ é uma atividade de massa, que reúne as diferentes pastorais, movimentos eclesiais e iniciativas que trabalham com a juventude e querem reafirmar sua caminhada na defesa da uma juventude sadia, alegre e feliz e fortalecendo sempre mais o apoio aos jovens cristão.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de conhecer melhor este instituto secular salesiano e a sua maneira de inserir-se neste nosso mundo tão complicado através da consagração de leigos masculinos.

    Meu email: emcpsi@ig.com.br

    Abraço,
    Evandro Marcelo de Castro, Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

    ResponderExcluir