sábado, 24 de abril de 2010

O QUE DOM BOSCO ESPERA DOS LEIGOS SALESIANOS


Dom Bosco previu um grande exército de leigos a serviço do reino de Deus. Em 1883 falou expressamente desta idéia inovadora a 22 noviços que se preparavam para ser salesianos coadjutores.

“Vou falar-lhes de dois pontos. O primeiro, para explicar a vocês a idéia que tenho sobre Coadjutor Salesiano. Nunca tive o tempo e a ocasião de explicar-lhes bem. Vocês estão reunidos aqui para aprender a arte e a prática da religião e da santidade. Por que? Porque necessito colaboradores. Há coisas que nem os sacerdotes nem os clérigos podem fazer; mas vocês as farão.

Preciso dispor de algum de vocês e colocar em uma tipografia dizendo-lhe: ocupe-se das coisas e cuida para que tudo ande bem. E a um outro mandar em uma casa e dizer-lhe: toma conta do laboratório e dos trabalhadores e cuida para que o trabalho se realize na forma devida. Preciso de alguém a quem confiar encargos de maior responsabilidade, como a gestão do dinheiro, os despachos legais ou a representação da casa com os externos... Gente à qual se possa confiar verdadeiramente no trabalho normal da cozinha e da portaria: que providenciem o necessário para a casa de forma que não falte nada... etc.

Preciso de gente a quem confiar coisas como estas, e vocês devem ser estas pessoas. Numa palavra, vocês não devem ser somente gente que trabalha, mas que sabe dirigir. Devem ser encarregados e supervisores de outros trabalhadores, não empregados. Tudo isto, portanto, de acordo com algumas normas e dentro de precisos limites: mas todos devem inserir-se no processo diretivo como se fossem os responsáveis pelos trabalhadores. Esta é a idéia do salesiano coadjutor. E sinto a premente necessidade de ter muitos que venham e nos ajudem neste sentido.

E agora desejo falar-lhes do segundo ponto que é mais urgente, precisamente porque vocês devem ajudar-me a levar adiante com iniciativas vitais o vosso trabalho que será também muito delicado. Devem adquirir muitas virtudes. Se devem supervisionar outros, vocês devem, antes de tudo, saber dar o bom exemplo. A presença de qualquer um de vocês deve ser garantia de ordem e de moralidade e do fato que fazemos o bem. Porque se o sal perde o seu sabor...

E agora deixem-me concluir: Nolite timere, pisullus grex. Não tenham medo: vocês aumentarão em número mas sobretudo aumentem em bondade e em energia. Então serão vistos como leões invencíveis capazes de fazer um bem imenso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário