segunda-feira, 13 de junho de 2011

DIA MISSIONÁRIO SALESIANO 2012 - CARTA DO REITOR MOR E CONSELHEIROS

Carta do Reitor-Mor

Dia Missionário Salesiano 2012


12 de junho de 2011
Solenidade de Pentecostes
Prot. 11/0028

Caríssimos irmãos,
Membros da Família Salesiana e
Amigos das Missões Salesianas!


Saúdo-vos na Solenidade de Pentecostes, em que celebramos o Dom por excelência e o fruto mais precioso da Páscoa do Senhor: o Espírito Santo. É o Espírito que nos torna filhos de Deus, discípulos de Cristo e seus apóstolos, para testemunhar com a vida a nova humanidade, jorrada da Ressurreição de Jesus, e para publicar as maravilhas de Deus, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem à plenitude de vida em Jesus Cristo. Pentecostes é o início da reconstrução da unidade da humanidade, na diversidade das línguas e das culturas, das raças e das nações. Se Babel ocasionara a dispersão e a confusão, o Pentecostes reconstrói a unidade e a comunhão.
Como em todos os anos, estou a propor-vos um tema que exprima a dimensão missionária da nossa vocação, mantenha vivo o nosso empenho missionário e torne realidade o desígnio maravilhoso de Deus. O de 2012 será o 25º Dia Missionário Salesiano: trata-se portanto de um dia especialmente significativo, exatamente porque representa um jubileu. A nossa atenção enfocará particularmente o Continente Asiático, onde o cristianismo é uma autêntica minoria e onde a Igreja vive como que em situação de diáspora em meio ao oceano de grandes populações, religiões e antiquíssimas culturas. O DMS terá como lema ‘Contar a história de Jesus’ aos jovens, uma tarefa muito empenhativa e atraente. A inspiração de fundo origina-se das palavras do n. 20, da Exortação pós-sinodal ‘Ecclesia em Asia’, de João Paulo II: «.... o anúncio de Jesus Cristo pode fazer-se mais eficazmente narrando a sua história, como fazem os Evangelhos». Essas palavras haviam sido adotadas como tema do I Congresso Missionário da Ásia, celebrado em Chiang Mai, na Tailândia, em 2006.
O tema do DMS propõe-nos um programa espiritual e pastoral, que supõe três elementos:

1. Evangelizar o coração do Salesiano

O coração está no centro da oração apostólica e do programa de vida de Dom Bosco: ‘Da mihi animas, cetera tolle’. Dom Bosco convidava os seus jovens, os seus Salesianos, os Cooperadores e os Benfeitores a entregar o próprio coração a Deus. Só uma pessoa ou uma comunidade evangelizada pode tornar-se um evangelizador credível, uma testemunha convicta e entusiasta, capaz de querer partilhar com os outros a própria fé. Inclusive com os não-cristãos. Se o nosso coração não for conquistado por Jesus Cristo, não poderemos tornar-nos seus anunciadores. Como pastores-educadores dos jovens, somos chamados a usar todos os meios disponíveis para difundir o Evangelho de Jesus Cristo. Todavia, a eficácia da comunicação, o ‘racontar Jesus Cristo’, não depende apenas dos meios. Depende sobretudo das pessoas e das comunidades, carecentes por isso de serem antes elas mesmas profundamente tocadas pelo Senhor e pelo seu Evangelho. O DMS 2012 é portanto um convite a ser antes discípulos de Cristo, evangelizados; só depois apóstolos, evangelizadores.

2. Voltar a Dom Bosco, comunicador da experiência de Deus

Já iniciamos a preparação para celebrar em 2015 o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Entrementes, a peregrinação das suas relíquias pelos cinco Continentes pôs em evidência quão grande seja a atração que suscita o nosso amado Pai e Fundador. Obviamente para nós, Salesianos de Dom Bosco, o triênio de preparação é um chamado a redescobrir as suas grandes inspirações, as suas profundas motivações, as suas intrépidas opções. É verdade que Dom Bosco foi um excepcional comunicador, que iluminava a mente e tornava bom o coração. Todavia a sua verdadeira grandeza foi a própria total doação aos jovens, missão da sua vida; foi a sua aposta no valor da educação; foi o seu Sistema Preventivo, construído sobre a tríplice contribuição da razão, da bondade (`amorevolezza`) e da religião; foi a sua capacidade de envolver todo o tipo de pessoas na sua missão. Tudo isso era fruto da sua profunda experiência de Deus, experiência que dava unidade a toda a sua existência. O DMS 2012 é um convite a continuarmos a narração da presença missionária na Congregação.

3. Sintonizar com as grandes linhas da Igreja nos diversos Continentes

Toda a vida de Dom Bosco foi vivida no serviço à Igreja, porque a missão salesiana se insere no coração da missão da Igreja. Dom Bosco sonhou e trabalhou para levar o Reino de Deus de Turim até aos últimos confins da Terra. Como seus discípulos, nós reconhecemos que ‘das Exortações apostólicas pós-sinodais continentais nos vêm indicações para acharmos novos caminhos de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo no respeito e na valorização das culturas locais’ (CG26,26). As preciosas indicações do Papa e dos Bispos, retomadas de modo mais específico pelos Congressos missionários – continentais ou nacionais –, nos ajudam a ser evangelizadores mais eficazes. O I Congresso Missionário da Ásia, em Chiang Mai (Tailândia), em 2006, relembra-nos também outros eventos continentais (América – CELAM de Aparecida, em 2007; Sínodos continentais da África, da Europa ou da Oceânia). O DMS 2012 é portanto um convite a vivermos mais inseridos no coração da Igreja, realmente católica, universal.
Caríssimos, enquanto vos convido a aceitar o desafio de racontar Jesus Cristo aos jovens de hoje, e vos agradeço por vossa decidida resposta ao seu mandato derradeiro – «Ide e proclamai o Evangelho!» –, confio este DMS 2012 à guia e à proteção de Maria, primeira discípula e missionária, Mãe e Auxiliadora da Igreja.

Com afeto, em Dom Bosco,

P. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor

 
Carta do Conselheiro para a Comunicação Social e do Conselheiro para as Missões.


Jornada Missionária Salesiana 2012


12 de junho de 2011
Solenidade de Pentecostes
Prot: 11.0028


Com o coração cheio de alegria, uma saudação de paz e alegria a todos os irmãos!

Cumprimentamos de modo especial os Salesianos empenhados em primeira linha na narração de Jesus Ressuscitado aos jovens das diversas culturas e religiões em todos os continentes. Estamos convencidos de que o testemunho de vocês é a melhor imagem de Dom Bosco hoje. Como outro fruto da caminhada de sinergia pela Missão salesiana, preparamos juntos todos os materiais da 25ª Jornada Missionária Salesiana (JMS) de 2012 – “Contar a história de Jesus” aos jovens! Trata-se, para cada Salesiano, da oportunidade de trilhar os passos de Dom Bosco - educador, pastor, comunicador e missionário.
Muitos Salesianos nos perguntam: Quais os objetivos que desejamos alcançar todos os anos com a JMS? Primeiramente, queremos sublinhar que os primeiros destinatários da Jornada Missionária Salesiana somos nós mesmos, Salesianos de Dom Bosco. Somos convidados a fazer nossa a convicção de Bento XVI: "A primeira pobreza dos povos é não conhecer a Cristo!". Queremos apresentar quatro objetivos específicos para a JMS 2012:

1. Como discípulos, colocar a Palavra de Deus no centro da nossa vida

Como todos os discípulos de Jesus, somos chamados a escutar todos os dias o Deus que nos fala em Jesus Cristo nos acontecimentos de cada dia. Só quem escuta a Deus de todo o coração, consegue escutar em profundidade o coração dos jovens, a realidade do mundo criado e redimido por Jesus.
Só quem se esforça todos os dias para colocar Jesus no centro da sua vida poderá ser Evangelho vivo para os outros. Entre os sinais do nosso tempo, sobressai a vivacidade evangelizadora de alguns grupos eclesiais (movimentos, dioceses, paróquias, congregações) que vivem intensamente ao redor da Palavra de Deus, compartilhando na comunidade a experiência pessoal de Deus. Este impulso ainda não é familiar a todas as nossas comunidades. Há um longo caminho a percorrer para que a Lectio divina, Bible sharing ou Faith sharing ou o Boa-noite faça parte da nossa vida cotidiana. Para narrar Jesus aos jovens, somos chamados primeiramente a encontrá-lo e compartilhá-lo em nossas comunidades. Só poderá narrá-lo aos jovens quem escutar Jesus em profundidade, quem fizer experiência profunda de Deus!

2. Como apóstolos, compartilhar a experiência de Jesus Cristo com os jovens

Narrar Jesus aos jovens: estamos todos de acordo! Permanecem, porém, algumas perguntas: Como? Quando? Onde? Sabemos que de um coração cheio de Jesus brota naturalmente a palavra sobre o nosso Mestre. Só quem escuta os jovens com todo o coração, será escutado por eles. Assim Jesus poderá entrar na vida dos jovens mediante o nosso testemunho e a nossa narração comunitária e pessoal.
Como filhos de Dom Bosco, somos chamados a comunicar em raio amplo: nos encontros educativos com os jovens, nas pequenas comunidades cristãs, mediante o rádio, a TV, pela Internet, nas redes sociais ou através de blogs, do teatro ou da música. A criatividade dos grandes missionários como o padre Vicente Cimatti mostra-nos todos os modos tipicamente salesianos de comunicar a fé entre os não cristãos. As jovens Igrejas da Ásia, muitas com uma história de poucas décadas de primeira evangelização inspiram-nos com o seu dinamismo no narrar Jesus. Podem-nos inspirar muito em nossa caminhada de fé.

3. Tornar conhecidas as dinâmicas do 1º Congresso Missionário da Ásia

Na Ásia, o discurso da proclamação do Evangelho e das conversões suscita, às vezes, suspeitas nas outras religiões. Contudo, se compartilhamos a vida de Jesus como amigos, são muitos os interessados em saber mais sobre ele. Para ser escutado, devo fazer-me amigo e escutar em profundidade a gente próxima de mim. As intuições das Igrejas da Ásia foram acolhidas na Exortação apostólica de João Paulo II Ecclesia in Asia, fruto do Sínodo dos Bispos sobre a Ásia (1998).
A convicção de que o melhor caminho para proclamar o Evangelho na Ásia é a narração de experiências pessoais com Jesus foi escolhida, oito anos depois, como tema de fundo do Primeiro Congresso Missionário da Ásia, em 2006. Entre os três mil participantes também esteve uma dúzia de Salesianos. O Congresso suscitou muito entusiasmo na busca de novos caminhos para compartilhar o Evangelho com os não cristãos. Em seguida, foram organizados outros congressos missionários nacionais ou diocesanos. No DVD da JMS 2012 encontramos oito experiências concretas de Salesianos na Igreja da Ásia. Podemos inspirar-nos nos diversos modos de Narrar Jesus, contidos nos oito breves vídeos disponíveis no DVD da JMS2012, compartilhados também no Youtube-ANS Channel. Os filmes apresentam-nos diversos modos tipicamente asiáticos de falar de Jesus aos jovens na Índia, Tailândia e Filipinas.

4. Ajudar uma presença de fronteira na Ásia

Como a cada ano, queremos ajudar também com fundos financeiros para realizar um projeto missionário na Ásia, em Orissa (Inspetoria da Índia - Hyderabad). Esta presença de fronteira está nos inícios. Cada Inspetoria é convidada a enviar as eventuais contribuições recolhidas durante a campanha JMS 2012 para a conta: Fondazione Don Bosco nel Mondo, Roma-Italia, donbosconelmondo@sdb.org
Agradecemos, enfim a todos os irmãos envolvidos na preparação dos materiais. Como sinal da estreita colaboração dos três setores para a Missão Salesiana, agradecemos, sobretudo, aos colaboradores do Dicastério para a Comunicação Social e Don Bosco Media - Eurofilm de Turim.
Uma saudação fraterna, implorando o Auxílio de Maria Mãe e Auxiliadora para todos os Salesianos, colaboradores leigos e jovens que falam de Jesus aos jovens!

P. Václav Klement
Conselheiro para as missões

P. Filiberto González
Conselheiro para a comunicação social

Nenhum comentário:

Postar um comentário