terça-feira, 31 de agosto de 2010

AS VOCAÇÕES NA FAMÍLIA SALESIANA


Nas Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales, o artigo 5 é desafiante para nós, salesianos de Dom Bosco (SDB): “De Dom Bosco origina-se vasto movimento de pessoas que, de várias maneiras, trabalham para a salvação da juventude. [...] Por vontade do Fundador, TEMOS NELA PARTICULARES RESPONSABILIDADES: manter a unidade do espírito e estimular o diálogo e a colaboração fraterna PARA MÚTUO ENRIQUECIMENTO E MAIOR FECUNDIDADE APOSTÓLICA”.
A doutrina do Concílio Vaticano II sobre a vocação global de todos os batizados esclarece que o convite que cada um recebe do Espírito Santo é para realizá-la pessoalmente, e cada um a seu modo. “Na Igreja, todos são chamados à santidade... É claro, pois, que todos os fiéis, de qualquer condição ou grau, são chamados à plenitude da vida cristã.”[1] A santidade consiste no amor, no seguimento de Cristo. A santidade e o amor realizam-se no cumprimento de uma missão. “A vocação cristã é, por sua natureza, também vocação para o apostolado.”[2] A vocação de cada um é histórico-concreta, assumir essa vocação global de modo concreto e pessoal, no aqui e agora da Igreja e do mundo.
Podemos santificar-nos, amar, servir em diversas formas de vida: vida religiosa, vida laico-celibatária, vida laico-conjugal e familiar, e por meios de diversos encargos e responsabilidades: o sacerdócio hierárquico, a vida familiar, profissional, social, política e diversos trabalhos que concernem às necessidades maiores da própria missão.
A Igreja está “intimamente solidária com o gênero humano e sua história”[3], o Espírito de Deus não cessa de suscitar pessoas e movimentos de ação correspondentes às novas necessidades. O plano de Deus no projeto do nosso Fundador é para responder às expectativas da juventude e das classes populares do seu tempo. Dom Bosco fundou os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora. Muitas outras forças apostólicas, com vocações específicas diversas, vivem do mesmo espírito e em comunhão entre si, continuam sua obra de educação e salvação. Continua, ainda hoje, uma verdadeira escola de santidade. “De Dom Bosco fundador, os sucessivos fundadores de novos grupos haurem inspiração e orientação, espiritualidade e metodologia pastoral.”[4]
São 28 grupos que constituem hoje a Família Salesiana (FS). Ela é suscitada pelo Espírito Santo para o bem de todos e para cumprir a missão a ela confiada. “A Família Salesiana é um conjunto de batizados e consagrados que, com a originalidade do próprio dom, colocam-se a serviço da missão da Igreja. Vivendo no coração da Igreja, a FS evidencia, na harmonia dos diferentes dons, a importância da missão, que dá tom e concretude a todo o patrimônio espiritual do Santo Fundador.”[5]
Nas inspetorias São João Bosco (SDB), Madre Mazzarello e Nossa Senhora da Penha (estas duas das filhas de Maria Auxiliadora - FMA), temos oito grupos diversos, “Instituídos e reconhecidos, partilham um verdadeiro parentesco espiritual e consanguinidade apostólica”: voluntários com Dom Bosco e voluntárias de Dom Bosco (leigos consagrados), salesianos cooperadores (leigos com promessa), FMA (duas inspetorias), Associação de Maria Auxiliadora, associações dos Ex-alunos de Dom Bosco e das FMA, Canção Nova, Associação das Damas Salesianas (ADS) (leigas com promessa) e os salesianos de Dom Bosco (SDB).
Muito bem se tem feito. Existem riquezas de cada grupo que beneficiam a todos, na doação de si e nos serviços comprometidos com as juventudes empobrecidas, na missão juvenil e popular.
Convidamos a todos os SDB e aos demais grupos da FS para conhecer e apreciar cada grupo presente em nossas Inspetorias. Cresçamos mais em nossas relações de família, acolhamos em nossas comunidades e, ou, grupos quem nos procura e rezemos sempre por todos os grupos e para que aumente todas as vocações. Que bom que, na Família Salesiana, há vocações para quem deseja participar dela, e que estejamos sempre “unidos num só coração, para fazermos dez vezes mais”.


Pe. Jurandyr Azevedo Araujo
Delegado do SSAF (Sistema Salesiano de Animação da Família Salesiana)



Nenhum comentário:

Postar um comentário