sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PAPA AOS CONSAGRADADOS: É NECESSÁRIO O VOSSO TESTEMUNHO COERENTE


Na Festa da Apresentação do Senhor e Dia da Vida Consagrada

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) – A vida consagrada está chamada a um “testemunho profético”, afirmou hoje Bento XVI durante as Vésperas celebradas na Basílica de São Pedro, por ocasião da Festa da Apresentação de Jesus no Templo e Dia da Vida Consagrada.
O Papa quis celebrar esta festa, instituída por seu predecessor, João Paulo II, com os superiores e superioras presentes em Roma e com representantes das famílias e institutos religiosos.
A Apresentação de Jesus no templo “constitui um ícone eloquente da entrega total da própria vida para aqueles, homens e mulheres, que são chamados a reproduzir na Igreja e no mundo”, mediante os conselhos evangélicos, “os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente”.
Bento XVI reconheceu que hoje, sobretudo nas sociedades mais desenvolvidas, vive-se “uma condição frequentemente assinalada por um pluralismo radical, por uma progressiva marginalização da religião da esfera pública, por um relativismo que afeta os valores fundamentais”.
“Isso exige que nosso testemunho cristão seja luminoso e coerente e que nosso esforço educativo seja cada vez mais atento e generoso”, observou.
Assim, pediu aos consagrados que sua ação apostólica “converta-se em uma tarefa de vida que se some, com perseverante paixão, à Sabedoria como verdade e como beleza”.
“Saibam orientar com a Sabedoria de suas vidas e com a confiança nas possibilidades inesgotáveis da educação verdadeira a inteligência e o coração dos homens e das mulheres de nosso tempo para a vida de bondade do Evangelho”, assinalou.
O Papa, aludindo à passagem do Evangelho do dia, sobre a Apresentação de Jesus no Templo, propôs três “ícones” contidos na cena narrada pela Escritura.
O primeiro “contém o símbolo fundamental da luz”, que “os Padres da Igreja uniram esta irradiação ao caminho espiritual”.
“A vida consagrada expressa esse caminho, de modo especial, como filocalia, amor pela beleza divina, reflexo da bondade de Deus”, que, ainda que corresponda a todos os cristãos, “uma experiência singular da luz que emana do Verbo encarnado é feita certamente pelos chamados à vida consagrada”, afirmou.
O segundo ícone – explicou –, é “a profecia, dom do Espírito Santo”. “A vida consagrada está chamada a esse testemunho profético, ligada a sua dupla atitude contemplativa e ativa”.
O terceiro – acrescentou –, é a “escuta assídua da Palavra”. “Escutem assiduamente a Palavra, pois toda sabedoria de vida nasce da Palavra do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário